Como ganhar dinheiro com blog


Como ganhar dinheiro com blogsHoje é fato notório que existe um bom número de blogueiros ganhando dinheiro na internet com os seus blogs e você também poderá ter um blog rentável se trilhar os caminhos corretos.
Existem alguns poucos blogueiros ganhando muito dinheiro com o blog, alguns ganhando um bom dinheiro, muitos ganhando algum dinheiro e a grande maioria ganhando praticamente nada.
Então a possibilidade de você ter uma renda que lhe seja interessante está relacionada diretamente com a sua necessidade e pretensão.
Se a sua pretensão é aquela primeiramente citada, de ganhar muito dinheiro eu diria que, mesmo não sendo impossível, a possibilidade de frustração é muito grande.
Ganhar apenas algum dinheiro, pelo trabalho que é manter um blog funcionando eu diria que não valerá a pena.
Não ganhar dinheiro nenhum é fácil, fácil (rs), se você quer blogar  somente por prazer então não tem tanto com que se preocupar.
Na verdade a opção mais coerente é de ganhar um bom dinheiro com o seu blog que lhe possibilite uma independência financeira sem no entanto lhe deixar rico, pois não será uma chuva de dinheiro porque isso é pra poucos e cada dia que passa, o aumento da competitividade na blogosfera torna essa realidade mais distante.
Vamos ver medidas básicas a serem tomadas se quiser realmente ter chances do monetizar o seu blog de maneira satisfatória.

Escolha bem o nicho

A escolha do nicho tem que ter um equilíbrio entre: algo que você goste e entenda, que tenha pouca competitividade mas que tenha um bom potencial de monetização.
Vamos a um exemplo extremo: você adora fazer barquinhos de papel, sabe fazer mil modelos diferentes, descobre que é um nicho muito pouco concorrido. A pergunta é: é um nicho rentável? existe pelo menos um  bom programa de afiliados  nessa área para ser indicado?
Isso não significa que nichos que a principio podem parecer impossíveis de monetizar bem um blog, não possa se mostrar surpreendentemente viáveis. A questão é: você está disposto apostar em um projeto que a princípio pareça completamente inviável?

Escolha bem os programas de afiliados

É preciso saber como escolher um programa de afiliados para o seu blog, quanto mais afinidade com o tema do seu blog ou principalmente o tema de cada categoria e até mesmo com um artigo específico, melhor.
Então pesquise por pelo menos três ou quatro bons programas de afiliados para o seu nicho, mas também é necessário pesquisar se é um programa de afiliados sério, para que não perca o se precioso tempo.
Então antes de começar usar no blog, procure saber de blogueiros mais experientes se conhece e indica.
O site Reclama Aqui também é uma boa opção para colher informações de outras pessoas que usaram e tem algo a dizer.

Hospedagem de qualidade

Um dos maiores erros de blogueiros iniciantes é achar que a qualidade da hospedagem não fará diferença. Na verdade muitos nem pensam que existem provedores com diferentes níveis de qualidade. Geralmente só se pensa em hospedagem barata.
Não está errado procurar uma hospedagem barata, mas tudo tem limite, e se o valor estiver abaixo do razoável desconfie.
Eu posso falar isso com conhecimento de causa, pois nos primeiros seis meses meu blog estava hospedado em um provedor barato porém de baixíssima qualidade e foi um grande erro, tanto que acabei mudando para o provedor de hospedagem Host Gator que é muito bem conceituado e com planos de hospedagem baratos mas dentro de uma realidade de mercado.
Então eu indico fortemente a Hospedagem de sites Host Gator pois é bastante estável, confiável e tem um bom suporte técnico.

Template otimizado

O template que escolherá para o seu blog também poderá ter influência direta no desempenho do mesmo.
Se não tem conhecimento na área de desenvolvimento de sites e blogs então eu diria que a melhor opção é adquirir um template premium, existem bons templates a preços bem acessíveis, mas templates grátis podem ser também uma boa opção se você tem algum conhecimento de SEO e codificação HTML, CSS e PHP; pelo menos se optou por uma plataforma baseada nesta última linguagem, como o Blogger ou WordPress.

Aprenda SEO

Adquirir um bom conhecimento de SEO é fundamental, tanto na otimização do template quanto na otimização dos artigos assim como na otimização off site, ou seja, ações que deverá realizar fora do site, como: conseguir backlinks e ter boa presença nas principais redes sociais.
Se você ainda não entende nada ou muito pouco de SEO eu recomendo o E-book Curso de SEO Marketing de Buscas pois é bastante completo, abordando os principais critérios de SEO que você precisa conhecer para uma boa otimização do seu blog.

Adquira conhecimento específico

É necessário investir em conhecimento de como ganhar dinheiro na internet com blogs e esse conhecimento pode estar espalhado pela internet de forma gratuita em blogs, sites, fóruns e redes sociais; ou poderá estar disponível de forma organizada, didática e com suporte especializado, em forma de kits e cursos, porém você precisará investir algum dinheiro.
A ideia de se conseguir tudo de graça na internet é praticamente cultural no nosso país, mas eu pergunto: será que algo oferecido gratuitamente terá a mesma qualidade das formas não gratuitas?
Se quer melhores resultados e mais rápidos, evitando erros, pois lhe trará conhecimento através de que provavelmente já os cometeu e sabe que é necessário evitá-los, então considere uma opção, digamos, mais profissional.
Uma boa opção atualmente é o sistema do Rogério Job, o Clube Ganhar Dinheiro, que lhe oferecerá diversos ebooks, vídeo aulas e você poderá antes de optar pelo serviço, ver gratuitamente um vídeo do próprio autor.
aprenda a ganhar dinheiro na internet

Faça o seu próprio caminho

Depois de todas essas etapas você estará habilitado para traçar o seu próprio caminho, pois não existem fórmulas prontas, o que existem são diretrizes  mas não uma fórmula mágica, o que funciona bem em um blog pode não funcionar em outro e só o tempo lhe trará experiência suficiente para alcançar os seus objetivos.
Conheça também os cursos para Webmaster e blogueiros da Brava Cursos, ótima fonte de conhecimento para você se especializar ainda mais na área.
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário